Nota-se que há uma preferência pelas bancas pelo conteúdo de licitação e contratos, principalmente, no que tange às suas alterações. Pensando nisso, resolvemos trazer 5 (cinco) diferenças importantes das leis para auxiliar na sua preparação. Vejamos:
LEI 8.666/93
LEI 14.133/21
Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Não são abrangidas por esta Lei as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as suas subsidiárias, regidas pela Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, ressalvado o disposto no art. 178 desta Lei.
– Obras e serviços de arquitetura e engenharia;– Prestação de serviços, inclusive os técnicos-profissionais especializados;– Compra, inclusive por encomenda;– Alienação e concessão de direito real de uso de bens;– Concessão e permissão de uso de bens públicos;– Locação;– Contratações de tecnologia da informação e de comunicação.
PRINCÍPIOS
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Igualdade
Probidade Administrativa
Julgamento objetivo
Vinculação ao instrumento convocatório Vinculação ao edital Eficiência Interesse público Planejamento Transparência Eficácia Segregação de funções Motivação Segurança jurídica Razoabilidade Competividade Proporcionalidade Celeridade Economicidade Desenvolvimento nacional sustentável
TIPOS DE LICITAÇÃO– Menor preço;– Melhor técnica;– Técnica e preço;– Maior lance ou oferta
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO– Menor preço;– Maior desconto;– Melhor técnica ou conteúdo artístico;– Técnica e preço;– Maior lance, no caso de leilão;– Maior retorno econômico
LEI 8.666/93 X LEI 14.133/21: O QUE MUDOU?
LEI 8.666/93
LEI 14.133/21
PRINCÍPIOS
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Igualdade
Probidade Administrativa
Julgamento objetivo
Vinculação ao instrumento convocatório Vinculação ao edital Eficiência Interesse público Planejamento Transparência Eficácia Segregação de funções Motivação Segurança jurídica Razoabilidade Competividade Proporcionalidade Celeridade Economicidade Desenvolvimento nacional sustentávelQuer fazer parte da melhor preparação para cursos de procuradorias?
Clique aqui para acessar nossos cursos
Receba conteúdos exclusivos de notícias, dicas e materiais em nosso grupo do Telegram
Acesse aqui
Não quer perder nenhuma notícia?
Faça o seu cadastro e fique por dentro de tudo.
[learn_press_profile]
Materiais Gratuitos!
Acesse nossos cursos!
Grupo com materiais gratuitos!
Compartilhe!
Últimas notícias!
O Procurador Geral do Estado possui legitimidade para propor ação direta interventiva por inconstitucionalidade de Lei Municipal?
O Poder Executivo Estadual pode reter as contribuições previdenciárias dos membros e servidores do Ministério Público diretamente na fonte?
Lei Estadual pode permitir que membros do Ministério Público vinculados ao seu Estado permutem com membros do Ministério Público vinculados a outro Estado da federação?